Publicado em: 17/08/2022 18:08:30
Reflexões sobre Alfabetização e Cultura Escrita: aproximações entre prática pedagógica e o pensamento de Emília Ferreiro
O projeto “Reflexões sobre Alfabetização e Cultura Escrita: aproximações entre prática pedagógica e o pensamento de Emília Ferreiro” tem o objetivo de produzir estudos sobre a alfabetização na perspectiva da cultura escrita por meio da articulação entre o pensamento de Emília Ferreiro e a prática pedagógica em Ji-Paraná-RO. Está previsto para ser realizado durante o ano de 2022 através do sistema remoto como uma ação formativa da Linha de Pesquisa Alfabetização & Cultura escrita do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). A metodologia adotada é a Pedagogia da Pesquisa Ação(FRANCO, 2005), um procedimento metodológico que propicia o estudo de uma problemática com vistas à construção de respostas coletivas. O público referência são docentes que atuam na área da alfabetização em escolas públicas do município de Ji-Paraná-RO. Esta iniciativa visa fortalecer as relações Universidade e sociedade por meio da extensão universitária na área de Ciências Humanas no âmbito da educação alfabetizadora.
Fonte: GPEA/UNIR