Publicado em: 03/08/2022 17:43:41
Estudos sobre Alfabetização Intercultural
A alfabetização tem sido objeto de estudo no âmbito da Educação Intercultural pela educação escolar indígena. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender as concepções acerca da alfabetização intercultural por meio da análise dos cadernos de crianças indígenas de turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental I. Pertencente a Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Pay Gap, localizada na Aldeia Pay Gap, da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná, Rondônia. Ocorreu no período de agosto de 2021 a julho de 2022, enquanto atuação como professora do Ensino fundamental e médio pela Secretaria de Educação – Núcleo de Educação Indígena (SEDUC/NEEI). A metodologia adotada considerou a pesquisa bibliográfica, narrativa e documental. Os resultados apontam que a aprendizagem da leitura e da escrita sofreu influências da utilização das cartilhas do linguista Junior Gabas, apresentam a alfabetização de forma de repetição e memorização mecânica, de concepção empirista, mostram desse modo, a concepção da alfabetização como foram alfabetizados. A concepção acerca da alfabetização intercultural está em processo de formação por meio da formação continuada da ação Saberes Indígenas na Escola, uma oportunidade para reflexões e discussões sobre essa temática. Aos poucos vão aprimorando com novas iniciativas e experiências em sala de aula, assim contribuindo na concepção da alfabetização intercultural. Entendemos as mudanças nas concepções sobre a alfabetização acontecem de modo gradativo e necessitam continuidade e assiduidade na reflexão sobre a alfabetização em escolas indígenas.
Fonte: GPEA